Alimentos termogênicos

site

São alimentos termogênicos aqueles que aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura corporal, o que facilita a queima de gordura. Eles são responsáveis por aumentar cerca de 10% no gasto total de energia. Além disso, dão mais disposição para a prática de exercícios físicos, tornando-se ótima opção para serem consumidos antes do treino. Assim, se incluídos em uma alimentação equilibrada, potencializam a perda de peso. Mas, como qualquer alimento, os termogênicos precisam ser consumidos com moderação, principalmente por quem tem pressão alta ou histórico de doença cardíaca, já que podem acelerar os batimentos do coração. Confira as opções!

  • MOSTARDA

    Para fazer benefícios, a mostarda deve ser usada na forma natural: sementes frescas. São grãos, na versão preta, branca ou castanha, que temperam pratos salgados e basta uma pequena quantidade para obter o efeito termogênico. É rica em gorduras insaturadas e minerais como selênio e cálcio. “Os grãos inteiros são muito utilizados em conservas ou na preparação de carnes. Moídos, em pó, podem ser utilizados no preparo do curry, incrementa saladas e molhos”. Também é possível consumir as folhas de mostarda em saladas e refogados.

    TORANJA

    Também conhecida como grapefruit, a toranja é semelhante a uma laranja, mas tem a polpa avermelhada. Concentra enzimas que ajudam a metabolizar gordura, auxiliando na perda de peso. Tem alta quantidade de betacaroteno, que quando ingerido se transforma em vitamina A, cuidando da saúde da pele e dos olhos. Atenção! Estudos mostram que a fruta reage com alguns tipos de medicamentos, potencializando seu efeito, o que pode provocar intoxicação. Assim, se você utiliza qualquer tipo de remédio, consulte seu médico ou nutricionista antes de incluir a fruta no cardápio.

    VINAGRE DE MAÇÃ

    Temperar a salada com vinagre de maçã pode render uma saciedade por mais tempo. “O vinagre sacia porque contém ácido acético, que diminui a velocidade com que a comida passa do estômago para o intestino. Isso dá aquela sensação de ‘estar cheia’ por mais tempo”. O vinagre de maçã é obtido do processo de fermentação da fruta – é importante prestar atenção ao rótulo para não levar um produto enganoso. Possui boa quantidade de minerais e vitaminas se comparado aos demais vinagres e também é menos ácido.

    SALMÃO

    Muita proteína e muito ômega 3 fazem do salmão um alimento que afasta a fome, mantém a saúde dos músculos e reduz o acúmulo de gordura abdominal. Os peixes devem ser incluídos em um cardápio saudável pelo menos duas vezes por semana. São ricos em cálcio, mineral que afasta a osteoporose.

    PIMENTA

    A substância termogênica da pimenta é a capsaicina, justamente a que dá o sabor picante. Assim, quanto mais picante for a pimenta, mais capsaicina ela contém. “Ela consegue aumentar a temperatura corporal com eficiência. Essa dissipação de calor ocorre na gordura marrom, tipo que é ricamente vascularizada”. A capsaicina também faz o corpo liberar alguns neurotransmissores, como a adrenalina e a serotonina, responsável pela sensação de bem-estar. Assim, ao ser consumida, pode melhorar o humor e dar mais disposição. O recomendado é não abusar do consumo, pois o excesso destrói os sensores do paladar. Atenção! Quem tem gastrite ou hemorroidas deve evitar o consumo de pimenta. O alimento não provoca esses problemas, mas pode agravar os sintomas.

    CAFÉ

    Dentro todas as opções, é claro que a bebida mais querida do Brasil é a mais rica em cafeína substância termogênica eficiente. O café não só estimula o metabolismo como também favorece o trabalho do cérebro. No entanto, segundo pesquisas, esse efeito serve mais para se concentrar em tarefas que já estão sendo feitas – a bebida não exerce efeito em longo prazo. O café também tem ação antioxidante e é rico em minerais. A melhor forma de incluir a bebida no cardápio para beneficiar uma dieta é tomando o café sem açúcar. Expressos e incrementados, como cappuccino, são mais calóricos. O ideal é consumir com moderação.

  • CHÁ VERDE

    Feito a partir da planta Camellia sinensis, o chá verde possui muito mais propriedades benéficas do que ser apenas termogênico. A catequina e a cafeína presentes no chá são as substâncias que ajudam no emagrecimento. Já as muitas substâncias antioxidantes colaboram na prevenção de câncer, envelhecimento precoce, colesterol alto e diabetes. Rico em minerais, o chá também fortalece os osso e sistema de defesas do organismo. Na hora do preparo, leve a água ao fogo e desligue assim que surgirem as primeiras bolhas. Ferver a água pode modificar o sabor do chá, deixando-o mais amargo, além de fazer perder algumas propriedades nutricionais. Ele pode ser bebido gelado e misturado a outros ingredientes, como gengibre, limão, abacaxi e maçã. Atenção! Quem sofre de insônia deve evitar consumir o chá a noite.

    BRÓCOLIS

    Uma das substâncias mais poderosas do brócolis é o antioxidante sulforafano. Segundo uma pesquisa da Universidade de Chungbuk, na Coreia do Sul, ele interfere no desenvolvimento das células de gordura do corpo, os chamados adipócitos, impedindo que elas inchem. “O sulforano também age na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de bexiga, mama e, especialmente, o de próstata”. É a mesma substância, ainda, que protege o estômago de úlceras e gastrites, pois age contra a bactéria H. pylori. Dica! Para aproveitar melhor os nutrientes do brócolis, opte por cozinha-lo no vapor, por poucos minutos.

    GUARANÁ

    Famoso por ser um energético natural, o guaraná dá mais disposição para os exercícios físicos, por isso, é especialmente indicado para ser consumido no pré-treino, ou pela manhã, para ganhar mais energia para as atividades diárias. O alimento também é antioxidante, o que significa que neutraliza a ação dos radicais livres e afasta o risco de tumores e envelhecimento precoce. Os radicais livres são produzidos pelo organismo naturalmente, mas hábitos como fumar, exagerar na bebida alcoólica e se alimentares mal acelera essa produção. O excesso pode levar a doenças cardiovasculares e ao câncer. Por melhorar a circulação, o guaraná é muitas vezes é considerado ainda como afrodisíaco. Como utilizar? 1 ou 2 colheres (chá) de guaraná em pó, encontrado em lojas de produtos naturais, podem ser incluídas em vitaminas, sucos, iogurtes e saladas de frutas. As cápsulas de guaraná só devem ser consumidas com orientação de nutricionistas. Atenção! Quem tem insônia ou palpitação deve evitar o consumo de guaraná.

    NOZES

    Ricas em ômega 3, reduzem o acúmulo de gordura abdominal. Mas, na hora de consumir, é preciso ter atenção com a quantidade, já que as nozes também são calóricas – 2 unidades por dia bastam para ganhar os benefícios. Também são fontes de proteínas que, junto com o ômega 3, dão a sensação de saciedade por tempo prolongado. Atenção! “Algumas pessoas são hipersensíveis às oleaginosas. Nelas, as nozes podem levar ao aparecimento de sintomas como baixa imunidade, acne, aparecimento de herpes e excesso de fungos no organismo”.

    COCO

    A última moda envolvendo a fruta é sua versão em óleo. Mas a fruta in natura também é uma ótima opção, pois oferece vitaminas e minerais que fortalecem o sistema imunológico. Tanto o óleo quanto a fruta são calóricos, por isso o recomendado é não exagerar para não obter o efeito contrário ao desejado. A água de coco também é muito bem vinda na dieta, regularizando o funcionamento do intestino, ajudando a hidratar após exercícios físicos e combatendo retenção de líquidos. A fruta pode ser consumida fresca ou seca – a seca pode ser incluída em saladas de frutas, iogurtes, mingaus e pudins. Já o óleo pode saborizar iogurtes naturais e vitaminas ou ser usado no preparo de pães, bolos e panquecas.

    CANELA

    Além de aumentar a queima de calorias, a canela também dá maior sensação de saciedade, segundo uma pesquisa da Universidade de Lund, na Suécia, que monitorou o estômago de 14 voluntários por meio de ultrassonografia. Eles foram divididos em dois grupos, e um ingeriu 300 gramas de arroz-doce com canela, enquanto o outro consumiu a mesma quantidade de arroz-doce sem o condimento. Foi constatado que, em quem ingeriu o tempero, a comida permaneceu por um tempo maior no estômago, mantendo a fome longe por mais tempo. Outros estudos mostraram que a canela também melhora a ação da insulina, sendo indicada para pessoas diabéticas. E, por ter sabor levemente doce, pode substituir o açúcar em bebidas como café e suco natural. Atenção! Gestantes e mulheres no período menstrual devem evitar o consumo de canela.

  • LINHAÇA

    É uma semente poderosa, rica em fibras que ajudam o trânsito intestinal, combatendo aquela barriga inchada causada pela má digestão. Também possui uma substância chamada lignana, que colabora com o processo de emagrecimento. Ela é um fitoestrógêno, elemento semelhante ao hormônio feminino estrógeno, que ajuda a controlar o apetite e a diminuir o número de células gordurosas no corpo. Por ser fonte de ômega 3, ajuda no controle do colesterol e fortalece o sistema imunológico. Dica! Adquira as sementes inteiras e triture-as no liquidificador até virar farinha, no momento em que for consumir. Até 2 colheres (sopa) por dia é recomendado, intercalando com outras sementes, como a chia. A farinha pode ser misturada em iogurte, salada de frutas, vitamina, suco, salada de folhas ou legumes, sopas, feijão e lentilha.

    PIMENTÃO

    Ser acrescentado fresco às saladas, o legume oferece muito mais do que fibras: é rico em vitamina C que, entre diversas funções, potencializa a absorção pelo organismo do ferro presente nos vegetais. “Também conserva os vasos sanguíneos e favorece a cicatrização e o crescimento natural dos ossos”. Qualquer tipo de pimentão (amarelo, verde, vermelho) é rico em fibras, que dão mais saciedade durante as principais refeições.

    CHÁ-MATE

    Cafeína e flavonoides são as substâncias mais encontradas na erva-mate, popularmente utilizada no preparo de chás. Tem função energizante, dando mais disposição para as atividades diárias e para a prática de exercícios físicos. Um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina comprovou o efeito do chá-mate na redução do colesterol, acompanhando 250 voluntários que beberam o chá feito com mate tostado, todos os dias antes ou depois da principais refeições. A bebida, incluída em uma alimentação saudável, colaborou com a inibição da absorção de colesterol, reduzindo suas taxas. “Por serem capazes de inibir a oxidação do colesterol ruim (LDL), os flavonoides protegem contra doenças cardiovasculares”.

    CURRY

    O curry é um tempero tipicamente indiano, composto de vários condimentos. Nessa composição, entram ingredientes termogênico como o gengibre e a canela, além de cominho, cardomomo e pimentas. Os ingredientes podem variar, por isso, o recomendado é ler o rótulo para escolher o melhor produto de acordo com a preferência de cada um – elas aparecem listados sempre e ordem decrescente, assim, o primeiro ingrediente é presente em maior quantidade no curry.
    Como utilizar? O tempero combina muito bem com frango, frutos do mar e arroz, mas pode ser acrescentado a qualquer prato salgado. Experimente usá-lo em dias de frios, já que os ingredientes o curry ajudam a aquecer o corpo.

    CACAU

    Você já ouviu falar que o chocolate faz bem a saúde, mas só quando ele é amargo? É porque essa característica mostra que o produto contém quantidade elevada de cacau (acima de 55%). É o cacau, portanto, quem faz o papel de benfeitor. O chocolate ao leite é adicionado de muito leite e muito açúcar, o que é prejudicial, inclusive, para a boa forma. Um pedaço pequeno (30g) de chocolate amargo pode ser adicionado à dieta e é uma ótima opção para quem não vive sem doces. Mas, para obter os benefícios do cacau, melhor ainda é consumi-lo puro, em pó e sem açúcar. Por estimular a produção de endorfinas, o alimento promove a sensação de bem estar, além de ajudar no controle do apetite.
    Dica! O cacau em pó pode substituir muito bem o chocolate ou achocolatado em pó em preparos como bolos, caldas e biscoitos. Também pode ser salpicado em frutas ou no leite. Também é possível encontrar os nibs de cacau, que são as amêndoas da fruta torradas, e têm sabor amargo marcante.

    GENGIBRE

    A substância emagrecedora do gengibre é a zingiberina, que pode elevar em até 20% o metabolismo. A raiz é indicada especialmente para quem pratica exercícios físicos intensos, já que possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que reduzem a fadiga muscular e as dores que aparecem no dia seguinte. Ainda foi considerado, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), um remédio natural contra enjoos. É ótimo portanto, para ser consumido entes de viagens ou quando bate um mal-estar, mas não funciona contra os enjoos da gravidez. A raiz fresca pode ser usada para temperar qualquer tipo de prato: saladas, sopas, aves, peixes, etc. Também pode ser batida no liquidificador com sucos naturais. Como tem sabor marcante, cada pessoa deve usar apenas a quantidade tolerada pelo paladar. Atenção! Quem tem gastrite com capa amarela na língua ou sudorose excessiva deve evitar o consumo de gengibre.


Celeste Zeminian Celeste Zeminian
Apresentadora, modelo, atriz e cantora.
http://www.universoceleste.com.br
celeste@territoriobebop.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *