A importância da Atividade Física

post

A prática regular de atividade física sempre esteve ligada a imagem de pessoas saudáveis. Antigamente, existiam duas idéias que tentavam explicar a associação entre o exercício e a saúde: a primeira defendia que alguns indivíduos apresentavam uma predisposição genética a prática de exercício físico, já que possuíam boa saúde, vigor físico e disposição mental; a outra proposta, dizia que a atividade física na verdade, representava um estímulo ambiental responsável pela ausência de doenças, saúde mental e boa aptidão física. Atualmente, os dois conceitos são reconhecidos em sua importância e se relacionam.

Mas o que é atividade física? Atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo, ou um grupo de pessoas pratica, envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mental e social, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde.

No Brasil, o sedentarismo é um problema que vem assumindo grande importância. As pesquisas mostram que a população atual gasta bem menos calorias por dia, do que gastava há 100 anos, o que explica porque o sedentarismo afetaria aproximadamente 70% da população brasileira, mais do que a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e o colesterol alto. O estilo de vida atual pode ser responsabilizado por 54% do risco de morte por infarto e, por 50% do risco de morte por derrame cerebral, que são consideradas as principais causas de morte em nosso país. A atividade física é assunto de saúde pública.

Em todo o mundo observa-se um aumento da obesidade, o que se relaciona pelo menos em parte, a falta da prática de atividades físicas. É o famoso estilo de vida moderno, no qual a maioria das pessoas ocupam parte do tempo livre assistindo TV, usando computadores, jogando videogames, etc.

A atividade física consiste em exercícios bem planejados e bem estruturados, realizados repetitivamente. Eles conferem benefícios aos praticantes e têm seus riscos minimizados através de orientação e controle adequados. Esses exercícios regulares aumentam a longevidade, melhoram o nível de energia, a disposição e a saúde de um modo geral. Afetam de maneira positiva o desempenho intelectual, o raciocínio, a velocidade de reação, o convívio social. O que isso quer dizer? Que há uma melhora significativa da sua qualidade de vida!

A prática de atividade física deve ser sempre indicada e acompanhada por profissionais qualificados, como médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física, pois caso haja algum tipo de desconforto durante os treinos, o profissional responsável deve ser informado a fim de evitar maiores transtornos ou até, possíveis lesões. Outro ponto importante, que não deve ser esquecido, é a adoção de uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras e fibras. Prefira o consumo de carnes grelhadas ou preparadas com pouca gordura. Evite o consumo excessivo de doces, comidas congeladas e os famosos lanches de “fast-foods”. E lembre-se: beba muito líquido (de preferência água e sucos naturais).

Saúde e Paz.


Mauro Freitas Mauro Freitas
21 anos dedicados a atividade física e saúde

maurofreitaspersonal@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *