Obesidade – conheça melhor esse inimigo e lute contra esse mal

post

A obesidade pode ser vista como um retrato dos tempos modernos, em que as pessoas passam grande parte do dia sentadas, em frente a computadores ou televisões, e no qual a oferta de junk foods e alimentos processados prevalecem sobre a de frutas e verduras. Outros casos frequentes que refletem a atualidade são os de indivíduos que comem compulsivamente por causa de ansiedade e depressão. Essas pessoas costumam afogar suas aflições consumindo porções de alimentos muito maiores do que a sua necessidade metabólica permite e por consequência acabam desenvolvendo a obesidade.

Alimentação inadequada repleta de sódio (sal), sacarose (açúcar branco) e lipídios (gorduras), e a falta de atividades físicas fazem com que algumas pessoas atinjam um índice de Massa Corporal (IMC) de 30 ou mais, passando a ser definidas como obesas.

Na avaliação física feita por profissional capacitado, o teste de antropometria serve para aferir as dobras cutâneas e as circunferências corporais do avaliado e através de cálculos e formulas matemáticas pode-se obter o IMC real do indivíduo.

Há também um novo calculo para medir se alguém está com sobrepeso, o Índice de Adiposidade Corporal (IAC), já que o resultado do IMC nem sempre retratam a realidade fielmente – como no caso de atletas e indivíduos com muita massa muscular.

Hoje em dia, em alguns concursos públicos como o da Polícia Militar de São Paulo o teste de IMC é usado como item de eliminação do candidato. Se no exame médico o candidato tiver o IMC acima de 25 é considerado inapto a ocupar o cargo.

Outro exemplo é o DETRAN de São Paulo que reduziu o prazo de habilitação para motoristas que dirigem veículos de carga e transporte de passageiros se o motorista estiver obeso. A norma do Departamento de Transito leva em consideração o índice de massa corpórea (IMC) como um indicador de obesidade e da existência de distúrbios do sono como a apneia. A apneia do sono é uma condição em que a pessoa para de respirar durante a noite e superficializa o sono. Como ela não descansa direito durante a noite, acaba afetando o sono durante o dia, o que pode levar a causa de muitos acidentes no transito e nas estradas.

A Gordura no corpo difere entre homens e mulheres
Nessa doença, a distribuição da gordura pelo corpo ocorre de duas formas. A primeira, que predomina na região subcutânea, ou seja, abaixo da pele e principalmente da cintura para baixo, acomete principalmente as mulheres e é chamada de obesidade ginoide ou obesidade em pera (devido à forma que o corpo ganha). Esse tipo de sobrepeso é associado a problemas ortopédicos e varizes. A segunda, obesidade androide, popularmente conhecida como obesidade em maçã, é ligada a problemas cardíacos e ocorre mais em homens, concentrando-se na região do abdômen, a gordura visceral. Além de diminuir a expectativa de vida – um adulto obeso com mais de 40 anos pode vir a morrer até sete anos antes da expectativa normal -, essa doença pode causa problemas graves de saúde com o Diabetes tipo 2, doenças cardíacas e AVC. Ela também acarreta uma série de sintomas que afetam seus portadores a curto e longo prazo, de formas e intensidades variadas, como: falta de ar, cansaço, dores nas articulações e problemas psicológicos, como baixa autoestima, redução da libido e isolamento. Tais fatores podem levar a dificuldades de relacionamento e quadros de depressão.

Combine dieta saudável com pratica de exercícios
A boa noticia para quem quer emagrecer é que, para a grande maioria dos casos, basta incorporar pequenas mudanças de hábitos ao cotidiano, como uma dieta saudável e a pratica de exercícios físicos. Até quem vive sem tempo pode improvisar e perder vários quilos nesse processo. No escritório, por exemplo, vá até a mesa do seu colega conversar com ele, ao invés de mandar mensagens pelo celular.Troque o elevador pelas escadas do prédio. Donas de casa podem aproveitar a hora de sair com seus cães para dar uma longa caminhada. Para quem tem filhos, caminhadas no parque ou jogos lúdicos que envolvam movimentação do corpo, também são boas opções.

Todas essas atitudes melhoram muito a qualidade de vida, trazendo inúmeros benefícios físicos e psicológicos, como: dormir melhor, redução do percentual de gordura, aumento ou preservação da massa magra e aumento da autoconfiança.

Saúde e Paz.


Mauro Freitas Mauro Freitas
21 anos dedicados a atividade física e saúde

maurofreitaspersonal@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *