Quanto mais natural melhor

delicias-caseiras

Sopas são muito benéficas para a saúde, mas só as naturais e preparadas com os ingredientes certos.

  • quanto-mais-natural-melhor

    Apesar de serem muito práticos, os caldos em tabletes não são as melhores opções para o preparo de sopas. “Clados industrializados possuem alta concentração de sódio e outros aditivos, como glutamato monossódico e inosinato dissódico, que não são saudáveis e podem ser responsáveis por distúrbios como a enxaqueca. O uso diário, a longo prazo, favorece o aparecimento de doenças crônicas como hipertensão”, alerta a nutricionista Carol Moraes.

    Livrar-se desses tabletes é simples: basta optar pelos caldos caseiros que, além de serem mais saudáveis, são bem mais gostosos. “Eles dão muito mais sabor e aroma a qualquer preparação. Os restaurantes preocupados com o sabor dos pratos têm abolido o uso do tipo industrializado, tamanha a diferença no resultado final”, diz a nutricionista.

    Os caldos naturais podem ser usados para temperar pratos, no lugar dos tabletes industrializados. Para isso, depois de pronto, espere esfriar e coloque o caldo em forminhas de gelo e leve ao congelador. na hora de cozinhar, é só usar um cubinho. Para usar o caldo como base de sopas, basta substituir a quantidade de água com temperos industrializados indicada nos ingredientes pela mesma quantidade de caldo natural.Se quiser um sabor mais suave, acrescente mais água.

  • caldo-de-carne

    Ingredientes:

    1 canela de boi sem a carne, cortada em pedaços grandes
    1 mocotó em pedaços grandes
    5 litros de água
    1/2 xícara (chá) de suco puro de limão
    1,5 kg de carne de costela ou ossobuco
    3 cebolas picadas
    3 talos de alho-poró picados
    1/2 colher (chá) de sal
    1 colher (sopa) de tomilho seco
    1 maço de salsinha picado

    Modo de preparo:

    Lave os ossos e o mocotó em água corrente e coloque-os em uma panela bem grande. Cubra com a água misturada ao suco de limão (se necessário, coloque mais água para cobrir os ossos). Deixe descansar por 1 hora. Em uma assadeira, coloque a costela e leve ao forno médio até dourar (cerda de 1 hora). Retire e acrescente à panela com os ossos. Adicione a cebola, o alho-poró e o sal. Quando começar a ferver, vá retirando a espuma que se forma com uma escumadeira. Abaixe o fogo e acrescente o tomilho e a salsinha. Cozinhe por 4 horas. Espere esfriar, despreze a gordura, coe e congele o restante.

  • caldo-de-legumes

    Ingredientes:

    1 colher (sopa) de azeite
    2 talos de alho-poró picados
    4 cebolas picadas
    6 cenouras descascadas e picadas
    3 talos de salsão picados
    1 maço de salsinha
    2 colheres (chá) de manjerona seca
    1/2 colher (chá) de tomilho seco
    1 folha de louro
    6 litros de água

    Modo de preparo:

    Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue os legumes até começar a dourar. Acrescente as ervas e a água. Deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 1 hora com a panela parcialmente tampada. Retire do fogo e coe o caldo em vasilhas. Deixe esfriar e utilize imediatamente ou leve ao congelador. Aproveite os legumes que restaram para preparar sopas.


Celeste Zeminian Celeste Zeminian
Apresentadora, modelo, atriz e cantora.
http://www.universoceleste.com.br
celeste@territoriobebop.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *